A Polegarzinha (1994)
(Thumbelina)
Dirigido por: Don Bluth e Gary Goldman
Este é o famoso conto de fadas que ganhou várias versões animadas para o home-vídeo, porém, provavelmente essa versão de Don Bluth seja a mais famosa de todas.
"A Polegarzinha" de Don Bluth estreou nos cinemas em 1994, mas foi um fracasso nas telonas. O motivo das baixas bilheterias se deve ao fato do filme ter disputado com ninguém mais que "O Rei Leão" da Disney, que estava fazendo um sucesso absurdo naquela época.
Nó início de 1995, a Warner Home Video lançou a fita VHS de "A Polegarzinha" nas locadoras do Brasil, e foi um produto muito procurado pelo público. Mas não passou disso, e tempos depois, foi visto em algumas raras exibições pela TV aberta.
Depois de alguns anos, infelizmente acabou se tornando um filme obscuro, pouco comentado e jamais lançado em DVD ou Blu-Ray no Brasil.
A história é sobre uma mulher solitária, que sempre quis ter uma filha. Ela procura uma feiticeira boa da floresta, que lhe dá uma semente mágica. A semente transforma-se em uma bela flor. Dessa flor surge a nossa personagem principal, a Polegarzinha, uma menina carismática e bondosa, mas pequenina do tamanho de um polegar, além de possuir um sorriso meigo e uma bela voz. Polegarzinha é muito feliz, mas gostaria de encontrar alguém do seu tamanho, com quem pudesse dividir a sua vida. Eis que surge do Reino das Fadas, o Principe Cornelius, um jovem bonito, inteligente... e também do tamanho de um polegar! Os dois prometem se encontrar no dia seguinte, porém naquela noite, Polegarzinha é raptada por uma família de sapos.
Esse filme veio logo depois dos sucessos da Disney "A Pequena Sereia", "A Bela e a Fera" e "Aladdin", então Don Bluth também quis beber dessa fonte dos contos de fadas, que estava rendendo muitos lucros na época. Essa inspiração surgiu, como mencionado, dessa popularidade dos filmes Disney, principalmente de "A Pequena Sereia", que também é um conto original do famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, e publicado pela primeira vez em 16 em Dezembro de 1835.
A protagonista pequenina também lembra um pouco a divertida sereia Ariel, tendo o seu mesmo espirito aventureiro e também com a meta de encontrar o seu príncipe encantado. Pensa que as semelhanças param por aí? A dubladora oficial de Ariel, a Jodi Benson, também dubla a Polegarzinha na versão americana, e aqui no Brasil, a Marisa Leal que fez a voz da Ariel, também é a dubladora na dublagem clássica brasileira de 1994!!
A animação é muito bonita, com lindas canções e uma história bem adaptada, fazendo também com que muitos confundissem como uma produção Disney.
COMO ENCONTRAR "A POLEGARZINHA" ATUALMENTE?
"A Polegarzinha" ganhou apenas lançamento no Brasil nos cinemas (em 1994) e também em fitas VHS, pela Warner.
Se você ainda não conhece este nostálgico clássico da animação, não deixe de conhecê-lo. Eu sei que é complicado encontrá-lo, pois não existe em DVD ou Blu-Ray, mas faça um esforço e procure-o por outros meios mais alternativos...
DOWNLOAD
No ano 2000, "A Polegarzinha" foi lançado em DVD em Portugal, pela distribuidora Lusomundo, e o melhor de tudo é saber que este título contem a nossa dublagem clássica brasileira, porém, jamais foi lançado no Brasil.
Ao longo dos anos, "A Polegarzinha" se tornou um filme extremamente obscuro, totalmente esquecido e deixado de lado aqui no Brasil. Ele habita na internet em alguns links para download, então eu gostaria de deixar um link aqui para que todos possam conhecer essa simpática obra de Don Bluth...
Esta é a melhor opção para download que você irá encontrar de "A Polegarzinha", pois a qualidade é total. Todo o conteúdo do DVD original está aqui neste arquivo, nem mais nem menos. Menus, legendas, idiomas... Completo, intacto e perfeito!
REPITO: É A MELHOR OPÇÃO PARA DOWNLOAD DE "A POLEGARZINHA"!!
Aproveite enquanto o link ainda está ativo, pois não sei quem o disponibilizou e não sei até quando permanecerá ativo, mas sem dúvidas foi uma grande gentileza aos fãs brasileiros da Animação!!
Este filme completou 25 anos de aniversário em 2020, mas infelizmente jamais foi lançado em DVD ou Blu-Ray no Brasil.
Existe essa imagem abaixo que confunde alguns fãs, que concluem que "A Polegarzinha" saiu no Brasil, mas corresponde exatamente ao DVD lançado em Portugal, que algum fã brasileiro conseguiu adquirir.
Atualmente, essa edição é muito rara e não existe mais em Portugal. O que decepciona também, é que a Warner poderia ter lançado este mesmo DVD aqui no Brasil, além de Portugal, pois apresenta a dublagem clássica brasileira.
Caso você queira assistir ao filme nos serviços de streaming, existe uma opção mais rápida e fácil. É que "A Polegarzinha" foi adicionado à plataforma Disney + (Plus), porém você irá encontrá-lo com uma nova dublagem, muito diferente da clássica e conhecida que está na antiga VHS e que também foi transmitida nos cinemas e na TV.
É que "A Polegarzinha" fez parte do time de animações da extinta Fox, e que depois acabou sendo comprado pela Disney, assim como outras animações clássicas, como "Anastasia".
Como estamos falando de um sistema de streaming, pode ser que, quando você estiver lendo esse artigo, o filme não esteja mais disponível na plataforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário